Você já tentou alguma ou algumas estratégias de marketing digital e se frustrou com os resultados? Você entra no Instagram e vê alguns profissionais da sua especialidade tendo resultados e o seu nada. Você começa a se perguntar se o que você está fazendo está errado e qual estratégia usar para ter os resultados desejados. Certo?

Se você já se viu nessas situações, este artigo é perfeito para você. 

Comece observando o título. Perceba que já no título destacamos que não existe uma “receita de bolo”. Mesmo se você fizer exatamente igual àquele profissional que você segue, provavelmente não terá o mesmo resultado. Sabe por que? Porque vocês são diferentes, têm perfis diferentes e, talvez, públicos diferentes.

Vamos começar entendendo um pouco das características das principais ferramentas que utilizamos no marketing digital?

Instagram e Facebook

Essa é a mais famosa. É a primeira opção que aparece na sua cabeça quando você ouve “marketing digital”. Mas calma, a culpa não é sua. 99% das empresas de marketing digital oferecem esse recurso como a melhor e, muitas vezes, como única opção. 

O problema é que essa rede social não funciona para todo mundo (leia “O Instagram vai quebrar seu consultório”).

O Instagram foi criado como uma rede de entretenimento, onde as pessoas podem acompanhar a vida das outras. Originalmente, poucas pessoas usam Instagram para fazer compras, mas sim para se entreter em diversos momentos do dia.

Com isso, o Instagram é uma rede de imagens, ou seja, ele dá preferência por fotos e vídeos. Assim sendo, aqueles posts com muito texto, onde o médico pode utilizar o espaço para falar sobre suas especialidades, suas técnicas e resultados, tem pouca distribuição comparada a uma foto do dia a dia. 

Outra característica importante é que o Instagram “vende” pelo desejo, seja por impulso ou planejamento. Como isso funcionaria no seu nicho? Vou dar um exemplo para explicar melhor.

Um dermatologista consegue trazer nos seus posts resultados dos seus procedimentos que deixam a pele mais bonita. Com isso, uma pessoa segue e acompanha aquela conta pois deseja realizar aquele procedimento. Ela vai “se convencendo” daquela opção a cada post e, quando finalmente resolve fazer, vai querer fazer com aquele dermatologista.

Já um gastroenterologista não consegue o mesmo resultado. Afinal, ninguém planeja e nem deseja ter uma dor no estômago. Certo? 

Porém o Instagram é uma excelente estratégia para construir autoridade. Nesse caso do Gastroenterologista, por exemplo, uma pessoa que segue esse profissional, construiu uma conexão com ele e gosta dos conteúdos que ele posta, quando ela tiver com dor ou se algum conhecido reclamar de problemas digestivos, ela vai pensar nesse profissional na mesma hora. O problema é que a estratégia com esse objetivo demanda muito da presença do profissional na rede e o resultado é a longo prazo. Você está disposto a pagar esse preço? Você gosta de aparecer no seu Instagram?

Se não gosta, estas outras ferramentas são muito mais indicadas para você:

Site profissional

Muitos médicos não sabem que o site pode fazer o mesmo trabalho do Instagram na questão de divulgação de informações úteis e interessantes para seus pacientes. A vantagem é que no site você não tem limite de caracteres, pode escrever a vontade sobre seu trabalho.

Dar informações específicas sobre sua especialidade, divulgar as descobertas recentes dentro do seu nicho e as novas técnicas que você tem utilizado no seu consultório, vão te ajudar a ganhar a confiança dos seus pacientes e construir autoridade na sua especialidade.

Seu site vai te ajudar a estabelecer sua presença online, vai te colocar no topo do Google e aumentar sua visibilidade nas pesquisas. Mas isso vou te explicar melhor no próximo tópico.

SEO (Search Engine Optimization)

O SEO é a otimização de motores de busca. Ou seja, ajuda a aumentar a visibilidade do seu site nos resultados de pesquisa, aumentando sua credibilidade e visibilidade na web.

Para isso é importante ter um site estratégico para atender às pesquisas mais relevantes dentro da sua especialidade.

Os resultados com o uso dessa ferramenta no seu marketing digital costumam ser mais rápidos em regiões com mais de 100.000 habitantes, onde a população costuma utilizar mais os sites de pesquisa para encontrar os médicos que elas precisam. 

E é aí que está a grande diferença da eficiência dessa ferramenta em comparação ao Instagram para muitas especialidades médicas: as pessoas estão procurando por você.

O INSTAGRAM É UMA FERRAMENTA DE ATENÇÃO E O GOOGLE É UMA FERRAMENTA DE INTENÇÃO.

Enquanto as pessoas usam o Instagram para se distrair, e de repente aparece seu post interessante que ela lê, mas ela não precisa no momento, ela usa o Google para pesquisar o que ela está precisando naquele momento. Isso torna esse público do Google muito mais eficiente com pessoas com grande potencial de se tornar seu paciente.

Como as pessoas usam o Instagram para se distrair, você precisará de um post para chamar sua ATENÇÃO para que ela leia, mas ainda assim, ela não precisará de você naquele momento. ]

Já no Google, a pessoa entra com a INTENÇÃO de pesquisar o que ela está precisando naquele momento. Isso torna esse público do Google muito mais eficiente com pessoas com grande potencial de se tornar seu paciente.

Você não precisa criar nela a necessidade do seu serviço, pois isso ela já tem. 

Ela está ali procurando um ortopedista, um pediatra, um endocrinologista…, mas, não necessariamente ela procura especificamente por você. Agora me diga: Você está aparecendo ali como a melhor opção para ela?

Google Meu Negócio

Como complemento do SEO, é fundamental que você tenha o Google Meu Negócio. Uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google que permite que as empresas gerenciem suas informações de negócios on-line, incluindo endereço, horário de funcionamento, avaliações de clientes e muito mais. é uma excelente maneira de ser encontrado, aumentar visibilidade on-line e atrair mais pacientes.

Publicidade online

O Google AdWords e o Facebook Ads podem ser utilizados para direcionar anúncios para pessoas que procuram informações sobre condições de saúde específicas ou tratamentos.

Você ficaria impressionado com a quantidade e especificidade de públicos que podemos direcionar os anúncios. 

Mas para que isso traga bons resultados, é muito importante ter uma análise bem minuciosa sobre seu público, seu trabalho e seus objetivos.

Marketing de conteúdo 

O marketing de conteúdo pode ser usado para fornecer informações úteis e relevantes aos pacientes, construindo confiança e credibilidade com sua prática médica.

Essa estratégia pode ser aplicada tanto no Instagram quanto no Youtube. Mas, além do que já foi citado sobre as características do Instagram, ainda precisamos analisar a principal diferença na hora de consumir conteúdo em uma plataforma e na outra: o tempo.

No Instagram as pessoas estão de passagem. Existe uma concorrência de conteúdos para tirar a atenção do espectador e esse acaba não assistindo vídeos longos para poder ver o próximo. Tanto que a maior entrega no Instagram é de Reels de 15s e 30s. Mais uma vez, a pessoa não está ali para assistir seu conteúdo ou um conteúdo de algum tema específico, ela está de passagem. 

Quando alguém assiste um vídeo no Youtube é porque quer saber exatamente daquele tema, o que coloca essa plataforma tb na lista de estratégias para pesquisa e publicidade. 

Em marketing de conteúdo você precisa dar atenção especial para 3 pontos:

Agora que você já entendeu as características das principais ferramentas para fazer seu marketing digital, você já conseguiu definir as melhores opções para você?

Se ainda está com dúvida, vou deixar aqui um formulário com algumas questões que vão traçar o seu perfil e quais estratégias combinam mais com sua personalidade e sua especialidade.

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